20.2.13

A pior estirpe a seguir aos betos.

Pior que betinhos, temo em dizer, são os coimbrinhas.
Essa elite de berloque, que infelizmente habita demasiado perto da minha terra natal, é das coisas que mais nervos me causa.
A parte boa é que são facilmente identificáveis e dá para manter uma distância de segurança:
Andam em grupo. Um coimbrinha é um animal que anda em vara, que não gosta de se passear sozinho, até porque nunca sabe quando é que uma pessoa normal se passa e lhe dá na cara só porque é parvo.
Andam de BMW ou Mercedes. Muitas vezes ainda não tiraram a carta e já estão a mandar muros abaixo com o carro dos pais (que serão sempre médicos, advogados, arquitectos ou, os mais reles, engenheiros). A partir dos 18, recebem um popó dos papás, possivelmente um mini cooper, consonante com o seu órgão reprodutor.
Não possuem verdadeira tolerância alcóolica. E é por este factor que não se dão lá muito bem no aspecto social da faculdade. Já pensaram de onde nos chega a tradição de incendiar o carro de medicina na Queima das Fitas? Pejado de coimbrinhas, parecem chouricinhas em álcool. Sempre fui contra esta forma de actuar, mas, começo a ver um padrão.
Guardam na gaveta aquela camisa ridícula de 1998 da Sacoor com um rato atrás. Possivelmente a pior peça de vestuário em que consigo pensar. Mostra também que o coimbrinha, na sua essência, é burro, porque identificado de costas facilmente, está a pedir para levar.
Falam pelo nariz. Dá vontade de corrê-los a todos a Rinomer. A Pêpa é uma menina, por comparação.
Têm um cabelo indescritível de mau. Pelo que não vos consigo ajudar a visualizar. Só quem já teve o desprazer de ver a amálgama de ninho de ratos sobre as sobrancelhas, é que poderá entender do que falo.
Ostentam ter dinheiro a dar com pau. Os únicos amigos verdadeiros dos coimbrinhas não são, ao contrário do que possam pensar, os outros coimbrinhas. Não, até os coimbrinhas detestam os outros coimbrinhas. São os arrumadores de carro, que fazem o dia à conta destes tipos. Claro que a maioria não tem verdadeiramente uma piscina de notas, acabando por dizer que ama o Algarve e é por isso que só vai para lá de férias e não para outros destinos exóticos. Allgarve.
Têm aparelho. É uma carga genética lixada, mas parece que todos têm problemas de alinhamento dentário. A minha teoria é que se criou um vazio cerebral demasiado grande e o ar está interiormente a fazer pressão nos maxilares, desalinhando aquilo tudo.
A banda preferida é sempre má. Um misto de Alice Deejay com Scooter, algo pastilhada. No limite, André Sardet, mas só porque é um deles.
Têm uma relação especial com selos. Resta dizer, que são dos de LSD. Nunca acharam estranho andarem sempre com uma garrafa de água do Luso? Pois.
Bem, certamente há mais sinais que identificam esta espécie, mas depois do que escrevi, já estou necessitada de um Rennie, não me levem a mal ficar por aqui.


[Vou explicar devagarinho que Coimbrinhas são os betos de Coimbra. Não são as pessoas que vivem lá, sim? E betos irritantes há em todo o lado, até, pasmem-se, em Coimbra. Não invalidando que seja uma das cidades mais bonitas do nosso país e, certamente, das mais especiais]

46 comentários:

  1. Desta vez não me ri...parti-me a rir, literalmente :))) Nunca li descrição tão perfeita da betice parolovip ("coimbrinhas" está demais)´:)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coimbrinhas, porque habitam em Coimbra e são os maçons dos outros betos. Uma sociedade pouco secreta, uma vez que são burros demais para conseguir manter o secretismo.

      Excluir
  2. Conheço bem a espécie até porque a maioria habita na minha faculdade (FDUC).
    Ri imenso, até pq eles detestam que os chamem coimbrinhas. :D

    ResponderExcluir
  3. Coimbrinhas LOL adorei, fazes a descrição perfeita!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar nesta espécie... cheira-me que haverá aí trauma, oh Cueca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a gente que conhece um coimbrinha fica automaticamente traumatizada. Uma espécie de Medusa da estupidez.

      Excluir
    2. Nesse caso, deixa-me ser são enquanto posso. :)

      Excluir
  5. Desconheço esses "coimbrinhas"! Mas n percebi a parte de pais Engenheiros serem reles, para é a melhor profissão! =C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma profissão é reles, a questão é que no mundo coimbrinha é melhor ser os primeiros ;)

      Excluir
  6. Vivem a queima do princípio ao fim, podendo chegar-se a pensar que dormem lá dentro - e, se calhar...

    Quando conhecem alguém novo, olham a pessoa dos pés à cabeça, tipo raio-x, para avaliarem o grau de simpatia com que a irão tratar.

    Têm altas discussões com malta que não é da sua Académica, no entanto são de um clube 'maior', pelo qual choram e amuam se for preciso.

    Usam sempre um blazer/parka/encerado, que pode ser o mesmo todo coçado, desde a secundária, desde que seja Gant, ou coisa do género.

    Criticam uma rapariga que use sapatilhas e tenha um estilo mais 'normal': gaja que é gaja só pode usar sandália de salto ou bota da moda.

    Só têm relacionamentos com versões femininas do seu ser, ou seja: meninas de boas famílias, arranjadas desde a unha do pé à ponta do cabelo, fãs do solário ou de base compacta e cabelo impecável - se tiver um tom de fala afectado, é o brinde. No entanto, podem-se envolver com miúdas que fujam à regra e que não sejam tão bonitinhas ou arranjadas, desde que, ao gabarem-se perante os amigos, digam ''estava bêbedo, sabes como é...'.

    Têm uma casa de férias na Figueira, Buarcos ou Quiaios, para onde levam os amigos para grandes festarolas.

    A iniciação ao whisky começa desde cedo, a imitar o progenitor e, aos 18 quando festejam a maioridade, discutem sobre a escolha do melhor vinho com os seus semelhantes e rodam o vinho no copo e cheiram...cheira-lhes a vinho mas, conseguem falar dos taninos, que lhes enche a boca e aquelas coisas que nem eles sabem o que são mas têm que dizer.

    ...podia-me lembrar de tantas outras mas, de repente, é o que me ocorre.
    Já conheci coimbrinhas que cumprem muitas das características da lista; um 'a sério' é insuportável, principalmente devido à sua gabarolice e arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceste também o:

      Coimbrinha é fisicamente enfezado ou Hurley-no Lost. Não há meio termo.

      Acham que são muito cultos, mas depois não conseguem dizer 3 escritores da actualidade e dizem que o livro preferido é a "Mensagem".

      Regem-se pelo "Carpe diem", a sua frase predilecta.

      O seu prato preferido é sempre gourmet, mas, vá-se perceber, estão sempre batidos no Mac da Solum.

      Excluir
    2. e a vida começa no Tapas e no Bar da Associação.

      Excluir
  7. independentemente de teres razão, fica-te mal falares sempre num tom superior, como se fosses uma autoridade mundial sei lá em quê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobo, confundes sarcasmo com superioridade.
      De qualquer forma, não tenhas pena deles, porque normalmente eles nunca acham que são coimbrinhas, dificilmente se sentirão ofendidos.

      Excluir
  8. Como coimbrinha que sou e por me terem enviado o link deste post, não resisto a comentar!!! Achei delicioso!! Uma peça de escrita ao mais alto nível das farsas de Gil Vicente!!!
    Ora bem, passo a dizer:
    - costumo andar em grupo de 3, eu e as minhas filhas.
    - conduzo um automóvel de marca sueca e não alemã, não podendo prescindir dele por trabalhar fora da minha terra natal
    - o carro do cortejo da Queima das Fitas, que tanto trabalhinho deu a construir, não foi incendiado, apesar de ser uns dos amarelos
    - gosto de beber uns finos com as amigas. A embriaguez é algo que não me faz falta.
    - não tenho uma única peça da sacoor, nem as minhas filhas, que coimbrinhas também são.
    - tenho sinusite... em crise é ver-me a nasalar que sei lá!!!
    - cabelos desgrenhados, claro, como qualquer mãe de 2 pequenas criaturas que tem horários a cumprir logo de madrugada...
    - jogo no euromilhoes todas as semanas, isso não falha...
    - nunca usei aparelho de correcção dentária... vou cobrar isso aos meus pais!!!
    - não gosto particularmente do Sardet... gosto musical variado...
    - LSD??? ahahaha!!! já fumei uns cigarros!!!!

    Que tal?? Corresponde às expectativas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipa os coimbrinhas não são os "locais", os "nativos", são mesmo aquela "elite" (não a da noite, isso fica para o NB), que nasceu já afectada.

      (e sim, acho muito mal incendiarem os carros do Cortejo, seja lá porque razão, estúpida, seja)

      Excluir
  9. Mas isso de nativos que já nasceram afectados, há em todo o lado!!!
    Concordo em algumas coisas, mas não posso deixar de defender a minha terra porque gosto mesmo de ser Coimbrinha e de viver no centro de Coimbra, de ir à venús ou à tosta rica comprar pão, de beber uma cafézinho no são josé ao sábado de manhã, de não demorar mais de 10 minutos a ir de uma ponta da cidade à outra, de toda a gente se conhecer, de ter uma academia com fortes tradições e dela ter feito parte (incluindo BAAC, tapas, e outros locais míticos), da Académica por ser uma bodega de um clube de futebol mas que lá se vai aguentando, de não ter restaurantes de jeito e acabar por ir sempre aos mesmos, da guerra psicológica celas-solum, e tantas mais coisas, que só mesmo sendo coimbrinha é que se sabe!!!
    E tenho uma casa de praia na Figueira !!! yeahhh!!! Lucky me!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Coimbra e gostava de lá viver. Podem falar-me de Lisboa o quanto quiserem, mas terei sempre um amor maior por Coimbra.

      Só quem lá esteve é que sabe ;)

      Excluir
  10. Agora é que te lixaste...vai ser tudo a cair-te em cima (salvo seja). Já parece daquela vez que escrevi sobre betos e era vê-los todos a comentar em barda! Desconfio que começam a passar o link uns aos outros para, concertadamente, virem defender a espécie. Curiosamente, também me aconteceu o mesmo quando escrevi sobre "cougars", mas isso já é outra história.

    E tu tens telhados de vidro! Não te esqueças que o pai do teu filho é advogado...

    ResponderExcluir
  11. O cabelo, nos meus tempos, não muito idos, de faculdade, no caso dos rapazes era conhecido por "a nuvem" (tentativa de disfarce da calvice). No caso das raparigas, do que tenho visto é o habitual esticadinho. O estereótipo confere, apesar de achar que há evolução nalguns aspectos. :)

    ResponderExcluir
  12. Coimbrinhas sao betos estupidos mas sao os NOSSOS betos estupidos.
    Coimbra é uma paixão e so quem aqui passou sabe o amor que se pode sentir por uma cidade.
    Momentos que passam, Saudades que ficam!

    E so nao faço um allez a Briosa p nao ferir susceptibilidades ahah

    Di*

    ResponderExcluir
  13. Saiu-me a gargalhada disparada com a dos aparelhos :D demais!

    ResponderExcluir
  14. e olha que confundir coimbrinhas com mitras do LSD e pessoas q ouvem scooter está muito longe da realidade... Lol

    ResponderExcluir
  15. ...mas quem é a jovem, sra, dra, eng. sei lá, seja lá o que for, que se dá pelo nome de Rosa Cuequinha, (mal, Rosa DOIDINHA, DOENTINHA) para ousar falar de Coimbrinhas, Coimbra?! só pode ter um enorme complexo de inferioridade, trauma e distúrbio mental!!! ide ao Médico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh a beleza do ofendidismo.
      Ainda bem que não falei em escuteiros, senão é que o circo pegava fogo.

      Pela última vez: Coimbrinhas são os afectados com ar de senhorios que se passeam por Coimbra, depois de deixar o seu emprego conseguido á base da cunha, não as pessoas de Coimbra. Eu sei que é um conceito complicado de perceber, mas façam um esforço.
      Adoro Coimbra, tem coisas lindas, pessoas óptimas, e tem também estas pessoas.
      Agora, virgens ofendidas é que o meu cérebro mentalmente distorcido não assimila bem.

      Excluir
    2. Oh, Rosa, vamos lá falar em escuteiros por favor. Seria uma delícia!

      Excluir
  16. Pronto, parece-me mal andar a gozar com os coimbrinhas, nunca ouvi falar de tal coisa, pelo menos fiquei mais culta um bocadinho. Ah, afinal é só um post parvo que não acrescenta nada, mas lá dá para alguns se rirem.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Adorei! o que eu me ri a ler isto :)
    quem passou por Coimbra consegue reconhecer essa "espécie".

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Com tanta ridicularia junta no mesmo texto só posso depreender que apenas queira aumentar o número de visitas ao seu blog...a moda de não pensar no que se diz, tal como a jovem Pepa, traz os seus beneficios...Se não for o caso, o que aí vejo será um trauma com algum Coimbrinha que não caíu nas seus ditos "poéticos"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, se quisermos ser extremistas, as pessoas nunca poderiam brincar com nada.
      Eu não ofendi ninguém em particular, falei de uma tipologia de pessoas, com as quais realmente não me identifico.
      E...?
      Tenho um blog, não tenho nenhum dever de pensar se o que posso dizer vai ter a consequência x ou y. No momento em que tiver de ter essa preocupação, não tenho um blog.
      Quanto aos ditos poéticos, nunca caí no goto de nenhum betinho, não fazem o meu género.

      Excluir
  21. mmm...Rosinha, há betos bons e betos idiotas, há pseudo betos, Coimbrinhas e wannabe Coimbrinhas. Há os pequenos burgueses armados em betolas, que desprezo profundamente:

    jessi-aleal.blogspot.com/2012/09/os-burguesinhos.html

    Que são os que se acham muito bem, mas não comem queijo nem fiambre para comprar Dolce &Gabbanna com logomanias, entre outros horrores de snobismo ao lado.

    E há a gente betolas, mas boa, depois temos uma espécie ranhosa que é o parolo de Coimbra, do mais mesquinho que há.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há para todos os gostos, mas aposto que se viesse falar dos habitantes de Cova da Moura, já não causava tanto celeuma ;)

      Excluir
  22. Conheço e reconheço Os Coimbrinhas neste texto! :D Eu considero-me uma Coimbrona! Aquela que vem mesmo das aldeolas ao redor! O único transporte alemão que uso é os autocarros dos SMTUC! ahahah Eu concordo plenamente... Não me identifico minimamente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. BAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ainda hoje expliquei a uma amiga minha que espécie de seres humanos é essa dos "coimbrinhas"! Ela é do Norte e não conhecia! Eu sou do centro e conheço a espécie...
    Eu acho-os muito estranhos, com a mania que são superiores, a terem um andar dancante! A AAC perdeu contra a AAUAv (minha universidade, linda e maravilhosa) - posso dizer que nunca me ri tanto às custas deles!

    ResponderExcluir
  24. Há que distinguir que não estamos a falar de conimbricenses mas de coimbrinhas (termo próprio que segue as características descritas).

    Se estivesse a falar de hipsters de uma santa terra qualquer, também ficariam ofendidas?
    betos parvos e gente com comportamentos estúpidos há em qualquer lado.
    sou má pessoa por me lembrar de coimbrinhas e me rir do estereótipo? na altura em que me cruzei com eles, não tinha vontade nenhuma de me rir, chocavam-me as atitudes e comportamentos altivos, gabarolas e escusados... Não me identifico, não gosto de me dar com gente assim ...logo, deixai-me rir do snobismo, estou no meu direito.

    Não existe qualquer ressabianço, ou sentimento de superioridade algum, ó santas de pau carunchoso que não dizem mal de coisa alguma, so perfect *sigh*.

    E angariar visitas com um post destes? Porra, que falta de imaginação.

    E Cueca, caladinha, que o teu gajo é meio betinho (é um bocadinho, o saudável!)... mas não é coimbrinha!

    ResponderExcluir
  25. Ah os coimbrinhas... só quem lá morou sabe quem são e do que se trata. Acertaste na mouche, confere tudo!

    ResponderExcluir
  26. Ahahahah... aparentemente dentro de um betinho ou coimbrinha há uma peixeira!

    ResponderExcluir
  27. Coimbrinhas?? Nunca me lembraria de tal coisa eheh!

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  28. Este merece palmas e gargalhadas :D

    ResponderExcluir
  29. realmente um texto redigido por uma pessoa que se auto-titula Rosa CUECA e tem como um dos interesses a feira da ladra tem muita credibilidade .. Acho piada falar assim da cidade dos estudantes, a cidade com a mais antiga e uma da melhores universidades do país, com uma noite super tranquila onde quase não ha problemas e confusões, com a melhor queima do país para a qual veem pessoas de todo o lado de proposito, cidade de D.Afonso Henriques,Carlos Paredes,Zeca Afonso,Machado de Castro,Miguel Torga, entre muitos outros grandes nomes da historia e cultura de Portugal.. Texto simplesmente ridiculo que apenas serve para que ignorantes,invejosos e revoltados por algum motivo(sim porque deve existir um motivo para uma pessoa fazer tal texto,deve ter tido algum problema ca e agora escreve isto) criem um estereotipo errado sobre Coimbra e os seus habitantes! Estudo e vivo em Coimbra com muito orgulho tendo um grupo de amigos e amigas estudantes de todo país e todos adoram esta cidade e sabem que quando partirem de ca(se o fizerem) vao ter muitas saudades.
    "Coimbra de tradições,
    Cidade-mãe de doutores
    E da velha Universidade;
    Fazes vibrar corações
    Por tantas recordações,
    Numa palavra…és saudade!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que imensas vezes ouvi pessoas nascidas e criadas em Coimbra a falar dos coimbrinhas. Coimbra também é saber quem são os coimbrinhas, como o Estoril tem os seus betos. Fazem parte da mobília.
      Onde é que ali falei mal de Coimbra?
      É que, para informação, eu estudei em Coimbra, vivi lá perto desde sempre e defendo a cidade, tanto que gosto mais dela do que a em que resido actualmente.
      Não há muita paciência para quem lê uma coisa e compreende uma totalmente diferente.

      Excluir
  30. Eu bem que te avisei... Mas é curioso que se escrevesses o mesmo texto aplicado a outra "estirpe", como por exemplo a mitralhada da Amadora, as mesmas pessoas que criticaram o texto, seriam muito provavelmente os primeiros a rir-se ou a achar piada ao texto. E caso tivesses optado por essa via, também não terias tantas visitas nem tantos comentários, simplesmente pelo facto de a mitralhada não fazer a mais pálida ideia do que é um blog.

    Porém, ao ler os comentários, percebi que muita gente não conseguiu fazer a destrinça entre "coimbrinhas" e "conimbricenses". Enquanto que os primeiros são os betinhos de Coimbra, mimados e de boas famílias, os segundos são os habitantes de Coimbra, e não podem - nem devem! - ser confundidos.

    Penso que também quando gozam com as tias de Cascais, que por acaso é a minha terra (e da Pêpa!), também não abrangem as pessoas todas de Cascais, pois não?

    ResponderExcluir